quinta-feira, 26 de abril de 2018

O dia oficial da saudade





Diga ao dia da saudade que a sua data oficial pertence ao dia 26 de abril.

Diga ao dia da saudade que hoje é o seu aniversário e que eu pensei em ti o mês inteiro. Mudo de lugar. Mudo de rua. Espalho o pensamento. Mas o mundo não muda de mim.

O amor não é sobre quem vem primeiro ou quem vem por último. É sobre quem vem e nunca vai embora.

Um pedaço do meu coração cantou esta manhã ao acordar, por saber que é o seu aniversário, Ju. Lá de dentro, a alma assobiou; Assim como, a outra metade (tão proporcional neste instante) do mesmo coração foi desassossegada. Em analogia, quase como uma ventania em dia de verão: primeiro você se torna aliviado por aquele vento ter chegado e refrescado sua tarde; mas também torna-se preocupado por o mesmo vento está a levantar poeira demais (e talvez peça, intuitivamente, para Deus, Anjos, Alá e Orixás para te proteger do que possa vir).

Hoje, pela segunda vez em seu aniversário, eu passei "sozinha". Talvez por esse motivo, na noite em que precedeu a data tive insonia - e por diversas vezes coloquei a culpa no calor ou no barulho. Modo mais fácil de pensar no motivo real de minha inquietude, única:

A Saudade.

Há alguns anos eu já sou a mais velha de nós dois. Você se tornou o meu caçula e nunca terá alguns fios de cabelo branco na têmpora (ao contrário de mim que encontrei uns dois ou três fios na fronte). Hoje, eu olhei diversas vezes para o céu e imaginei que daí você me abraça (nunca no passado, porque quando amamos, a presença espiritual torna-se muito presente). Em pensamento fiz seu bolo de aniversário e te comprei um belo presente. Também deitei ao seu lado, te acordando com um beijo no ombro, porque eu fazia isso. Em meu pensamento, entre um paciente e outro, conversamos. Eu sorri a maior parte do dia e imaginei você parado na porta me olhando como neste sorriso bonito da foto: alvo.

Hoje, como poucas vezes me aconteceu, as palavras vindas de meu coração, não foram parar na ponta de meus dedos, pararam em minha garganta de uma forma que dói e as letras insistiram em descer em formas de lágrimas. Isso tudo porque é o seu aniversário, meu amor, meu irmão.

E irmão, no dicionários dos meus sentimentos: "é o olhar na parte dos seus olhos que brilham quando você tá feliz e sente felicidade também. É saber de cor o som da sua risada de quando éramos pequenos. É ter certeza da verdade que sai da sua boca, mesmo que eu não escute som algum. É ter a sincronia de uma equipe olímpica, sem as olimpíadas. É sentir que viemos ao mundo para afastar, um do outro, o mal da solidão. É quando a cumplicidade se torna mais importante do que o sangue".

E como comecei, termino: hoje é o dia oficial do amor. E o amor não é sobre quem vem primeiro ou quem vem por último. É sobre quem vem e nunca vai embora.

E neste amor, você carrega o meu coração.

Sua irmã.

L.



Dedicado a meu irmão que me sorri do céu
Jorge Luiz (26/04/1980 - 04/12/2003)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de sair de Marte, tente uma comunicação!